7 segredos usados nas estratégias de armazenagem e logística que são campeãs

novo_7Para ajudar você (empresário ou administrador de armazém) nesta tarefa, nós vamos revelar a seguir 7 segredos usados nas estratégias de armazenagem e logística que são campeãs.

Entenda qual é a importância de armazenagem e logística e aplique estes segredos antes dos seus concorrentes

O setor de logística de uma empresa é o pulmão que dá vida para todos os demais setores. Por isso, é importante ter uma logística de primeira qualidade.

 

Segurança logística

Investir em segurança é importante não apenas para a tranquilidade dos colaboradores e visitantes de um armazém, como também em termos de proteção de mercadoria. Diminuir os índices de incidentes (sem vítimas) e acidentes (com vítimas) é fundamental em uma logística campeã.

Neste contexto, o uso de peças simples como protetores de coluna e estabilizadores em porta-paletes vem bem à calhar, pois eles evitam o impacto direto de empilhadeiras e conferem mais estabilidade às prateleiras e estantes, o que impede o extravio de produtos e desabamentos, naõ colocando em risco sua estratégia de armazenagem e logistica.

Sistema de armazenagem

A principal função de um sistema de armazenagem é a ordenação das mercadorias dentro de um armazém com a finalidade oferecer maior praticidade, rapidez e desempenho à toda a empresa.

Sistemas como o Fifo , por exemplo, estabelecem uma forma de estocagem e circulação de produtos que diminui a perda por vencimento. Isso reduz os desperdícios e aumenta os lucros da empresa no final das contas

Estrutura porta-paletes

Outro segredo usado nas estratégias de armazenagem e logística que são campeãs são as estruturas de armazenagem.

Estantes porta-paletes padronizadas facilitam o trabalho de estoque, pois aceitam a maioria dos paletes que circulam no Brasil.

Há, ainda, estruturas modulares (como a EasyToque) que podem ser montadas e desmontadas (sem a necessidade de parafusos) em apenas 10 minutos e podem ser utilizadas tanto dentro do armazém como na frente das lojas (supermercados, farmácias, petshops, etc.) como gôndolas.

Novas tecnologias

A tarefa de organizar estoque fica mais fácil quando os donos da empresa investem em novas tecnologias como:

  • Scanners de mão (que ajudam a realizar o inventário);
  • Automação (que agiliza o serviço);
  • Informatização (que auxilia na tomada de decisões).

Treinamento técnico

É necessário um treinamento constante dos seus colaboradores, não conseguirá nenhum resultado acima da média. Portanto, o treinamento técnico periódico é de extrema importância para um estratégia de armazenagem campeã.

Software WMS

Com um sistema Warehouse Management System (WMS) em armazenagem e logística, é possível coordenar recebimentos, endereçamentos, separações, expedições, abastecimentos de linha de produção e outras atividades logísticas com mais facilidade, o que proporciona menos burocracia e mais agilidade para a empresa como um todo.

Administração profissional

Ao invés de empregar pessoas do círculo de amizades ou círculo familiar, os empresários de sucesso no ramo empregam administradores profissionais em seu armazém. Um administrador especialista em logística é capaz de melhorar não apenas a gestão do estoque, mas a vida dos clientes internos (demais departamentos) e dos clientes externos da empresa.

Talvez você pense que aplicar estes segredos no dia a dia da sua corporação seja uma tarefa muito difícil. E realmente é. Contudo, se você não conseguir aplicar tudo agora, pense no longo prazo. A cada segredo de armazenagem e logística implantado, você fica um passo à frente dos seus concorrentes.

Conhece alguém que precisa conhecer mais sobre armazenagem e logística? então compartilhe esse post e marque seu amigo(a).

Até a próxima!

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo