Um Top Five da destruição para você dar mais atenção à segurança no seu armazém evitando acidentes com Porta Paletes
“Estamos há 20 dias sem acidentesâ€. Esses dizeres (muda-se apenas os números) são comuns em empresas que já passaram por experiências de acidentes grotescos e, ao mesmo tempo, revelam a importância de trabalhar duro para que se possa evitá-los.
Em geral, conforme a Teoria Long Tail, pequenos acidentes rotineiros revelam que um acidente grande está bem perto de acontecer. Portanto, mantenha-se alerta quando incidentes que parecem irrelevantes começarem a acontecer com frequência e evite o pior.
Nos vÃdeos abaixo, nós mostramos que os setores de logÃstica e armazenagem são locais que parecem seguros com todas aquelas placas de advertência e espelhos espalhados por todos os lados. Mas só parecem. Confira este Top Five dos acidentes com Porta Paletes  e tire suas conclusões:
VÃdeo 1: Efeito dominó com Vodkas Voadoras
Quando estamos dentro do setor de armazenagem de materiais de uma empresa, temos a falsa sensação de que estamos em um ambiente cujos riscos são totalmente controlados. Mas não é bem assim que as coisas são. Repare como, neste vÃdeo, a empilhadeira acelera bruscamente (por imperÃcia do operador ou por defeito no equipamento) e atinge em cheio uma estrutura porta paletes onde estavam guardadas caixas e mais caixas de Vodka. Um terrÃvel efeito dominó põe tudo abaixo em segundos. E pensar que um simples Guard Rail poderia ter evitado esses acidentes com Porta Paletes. Felizmente, ninguém ficou ferido.
VÃdeo 2: Colapso de prateleiras
Você pode ter as melhores empilhadeiras e um dos melhores sistemas de armazenagem do mundo, mas nada disso adiantará se o seu galpão não tiver bons protetores de coluna de porta paletes. Esta peça simples evita grandes acidentes com Porta Paletes, que pode ser colocada junto à s colunas para protegê-las contra pequenos e médios impactos pode salvar vidas e evitar o colapso de prateleiras como o que ocorre neste vÃdeo.
VÃdeo 3: Operador de empilhadeira “Braçãoâ€
Este vÃdeo é para os gerentes e diretores que gostam de controlar os custos e, por isso, resolvem que o treinamento técnico de colaboradores é algo supérfluo. Aqui, um desconcentrado e destreinado operador  de empilhadeira erra o vão e atinge a estrutura porta paletes, que despenca em efeito cascata.
VÃdeo 4: Cliente Ninja
Um inocente cliente observa os preços em um supermercado atacadista quando caixas e mais caixas (aparentemente mal colocadas) de produtos despencam da estante porta paletes em sua direção. Com um reflexo de fazer inveja ao Chuck Norris, o homem desvia dos “projéteis†e sai ileso do local. Ao que parece, esse foi um erro operacional resultado de descuido ou de falta de treinamento do operador de empilhadeira. Perguntemo-nos: será que o cliente ninja processou o diretor da loja? Porém o ideal é evitar os acidentes com Porta Paletes.
VÃdeo 5: Sobrevivendo a um terremoto
O que um operador logÃstico faz para sobreviver a um terremoto de 6.1 graus na escala Richter como este ocorrido na Costa Rica? Ele simplesmente corre, meu amigo, minha amiga! E é exatamente isso o que você vê nesse vÃdeo quando as estantes porta paletes começam a balançar. Segundos depois, parte delas vai abaixo. Para evitar acidentes com Porta Paletes e as perdas nesses casos, o ideal é usar estruturas anti-terremotos tanto para as prateleiras quanto para a estrutura do galpão.
Esperamos que estes vÃdeos lhe chamem a atenção para a importância de uma gestão de armazenagem ancorada em estratégias, técnicas, táticas e treinamentos de segurança. Se cuida hein!
Você conhece alguém que trabalha com sistemas de armazenagem e você fica preocupado para ele não ter um acidentes com Porta Paletes, compartilha esse post com ele ou mande um e-mail com o link da matéria, vai estar ajudando duas pessoas, a ele é a nós para semear esse conteúdo.
Até a próxima!