Técnicas de armazenagem são um conjunto de procedimentos realizados dentro e, às vezes, fora de um armazém com o objetivo de otimizar a utilização do espaço e a rapidez com que se transportam materiais.
Em sÃntese, quanto mais agilidade, mobilidade, usabilidade e praticidade um armazém possui, melhor será a sua capacidade de eliminar desperdÃcios de tempo e espaço e maior será o lucro do empresário no final das contas.
O contrário, isto é, um armazém burocrático, lento, de estruturas fixas, pouco usual e pouco prático pode não apenas estagnar os lucros como, em muitos casos, fazer a empresa evoluir e até ir à falência.
Portanto, eis, a seguir, a sÃntese de algumas técnicas de armazenagem para sua análise (clique nos links para saber mais):
- Armazenamento de produtos quÃmicos: requer procedimentos exclusivos, descritos em normas como a NBR-7502 de transporte de cargas perigosas;
- Uso de planos metálicos: estantes porta-paletes modernas como as EasyToque vem com bases metálicas que dispensam o uso de paletes e transformam o equipamento em gôndola em menos de 10 minutos;
- Gestão de estoque: de sistemas, softwares e hardwares administrativos na organização do estoque;
- Endereçamento de estoque: técnica simples de alocação e localização de materiais dentro de um armazém;
- Paletização: de empilhamento de materiais, de acordo com a necessidade;
- Distanciadores: tecnologia que acompanha as estruturas porta-paletes EasyToque com a finalidade de oferecer maior estabilidade às prateleiras;
- Métodos de controle de estoque: como o Fifo, Lifo e Fefo que levam em conta o vencimento dos produtos.
Relacionam-se, ainda, com as técnicas de armazenagem a maneira como o armazém é construÃdo. Ou seja, a edificação poderá ter ventilação e iluminação natural, o que reduz o desperdÃcio com energia elétrica e proporciona um ambiente de trabalho mais tranquilo aos operadores logÃsticos. Além disso, o piso deve ser totalmente nivelado para facilitar o tráfego das empilhadeiras, paleteiras e carrinhos.