Porquê você precisa gastar mais tempo aprendendo como fazer um inventário de estoque

Entenda a importância de aprender como fazer um inventário de estoque eficiente

Porquê você precisa gastar mais tempo aprendendo como fazer um inventário de estoqueComo fazer um inventário de estoque é fundamental para manter o controle e a organização dos seus produtos armazenados. Ele consiste na identificação, classificação e contagem dos materiais do estoque.

E por que todo esse procedimento é importante? Porque ele vai influenciar diretamente no seu negócio. Entenda como:

 

Atendimento à demanda do cliente

Quando você aprende como fazer um inventário de estoque, entende que ter o controle da quantidade de produtos no seu armazém é fundamental para garantir a credibilidade dos seus clientes. Se o comprador solicita um produto indisponível para a entrega, você perde a venda e corre o risco de ser trocado para sempre pelo seu concorrente. O inventário vai apresentar o cenário do seu estoque, mostrando o que está em falta e o que está vencido ou danificado.

Sem prejuízos

Ter mais produtos estocados do que o necessário, acaba acarretando em prejuízos para o seu armazém. Algumas mercadorias podem ter prazos de validade, outras podem ser substituídas por versões e modelos mais modernos. Portanto, ao fazer o inventário, é possível se organizar para ter disponível o número ideal de produtos, não desperdiçando nem mercadoria, nem dinheiro. Ao saber como fazer um inventário de estoque, você passa a conhecer o giro de produtos, o controle da demanda, o número mínimo e máximo de cada mercadoria e a hora certa de fazer a reposição ou a compra de novos itens.

Vantagem entre os concorrentes

Ter o total controle do estoque já abre uma grande vantagem competitiva entre os concorrentes. Com o inventário, o armazém fica organizado, com melhor aproveitamento dos espaços das prateleiras e dos porta paletes, separando os produtos por grau de importância e demandas, agilizando o momento da logística, permitindo todas as entregas no prazo. Sem prejuízo por produtos vencidos ou ultrapassados, e sem perdas de clientes.

Por falar em como fazer um inventário de estoque, a Easy Toque, por exemplo, realiza desde o estudo e a elaboração do layout do armazém até a fabricação e montagem dos equipamentos. Quando bem projetado, é possível otimizar os espaços com mais flexibilidade, permitindo a separação e classificação dos materiais, e mantendo o controle necessário para um inventário de estoque eficiente.

Caso você conheça alguém que precisa entender como fazer um inventário de estoque, fique à vontade para recomendar este post. Para fazer isso, envie o link desta página via e-mail ou compartilhe-o diretamente no status da rede social da pessoa que pretende indicar.

Até a Próxima!

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo