Conceito de Armazenagem

coneito_armazenagemPara quem não é dos ramos da Logística e da Administração, armazenagem é simplesmente o ato de depositar materiais dentro de um armazém. Quem trabalha cotidianamente com isso, no entanto, tem outra visão sobre o assunto.

De acordo com o especialista José Luis Fernández Casadevante, o conceito de armazenagem compreende o recebimento, o descarregamento, o carregamento, a ordenação e a conservação de matérias-primas, produtos semiacabados e mercadorias em um armazém.

Essa tarefa requer, além de uma estrutura física:

Além de abranger a circulação e preservação de materiais, a armazenagem visa agilizar a entrega de produtos para os clientes, reduzir os desperdícios de tempo e de uso do espaço e, desta maneira, aumentar os lucros da empresa. Trata-se, portanto, de um processo vital para o sucesso de um negócio.

Inovações neste setor ocorrem com frequência com a finalidade de superar a concorrência. Uma das mais importantes em termos de armazenagem em grandes indústrias ocorreu na década de 1970, na fábrica automobilística da Toyota, que implantou um sistema chamado Just-in-time com a finalidade de manter seu armazém enxuto e sem desperdícios, com produtos estocados na medida exata da demanda.

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo