Conheça quais são os principais tipos de empilhadeira

tipos de empilhadeira

Investir em bons equipamentos é algo que garante maior produtividade e rentabilidade em seu negócio e, por isso, é importante que você, responsável por armazéns e almoxarifados, saiba identificar diferentes tipos de empilhadeira.

Afinal, essa ferramenta de trabalho faz parte do seu cotidiano e serve, principalmente, para otimizar os seus processos de logística.

Cada uma delas possui uma orientação específica, que serve para agregar o trabalho da equipe.

Vamos saber mais sobre elas?

Tipos de empilhadeira mais comuns e utilizadas

Existem alguns tipos de empilhadeiras que são mais comuns em um ambiente de armazém. São elas:

  • Tipos de empilhadeira: Empilhadeira Manual

A empilhadeira manual é a que depende de força humana para poder funcionar. Logo, é essencial que tenha um operador que ativa a alavanca de elevação presente na estrutura. Um modelo muito comum de empilhadeira manual são as hidráulicas, que tem ótimo custo-benefício e são relativamente simples de serem manuseadas.

  • Tipos de empilhadeira: Empilhadeira movida à combustão

Modelo de empilhadeira bem conhecida pelos profissionais, são aquelas movidas à combustão. Isso significa que o seu motor é movido por algum tipo de combustível, que garante a sua capacidade de movimentação e força.

Os dois combustíveis mais utilizados nesses equipamentos são o gás e a gasolina. Ambos geram maior poder de ação, principalmente quando comparados com os modelos manuais e elétricos. Elas são mais fortes, robustas e, normalmente, apresentam uma estrutura mais prática, garantindo uma melhor ergonomia.

Existe também o modelo de empilhadeira movida a Diesel, porém elas são mais utilizadas em ambientes abertos por conta da liberação de um forte cheiro, que pode incomodar o bem-estar dos operadores e pessoas que estão perto da empilhadeira.

Além disso o modelo à diesel emite muito carbono na atmosfera, gerando poluição tal qual veículos de passeio.

  • Tipos de empilhadeira: Empilhadeira Elétrica

Atualmente esse modelo é o mais utilizado pelos nossos clientes, como o próprio nome diz, é aquela que usa baterias como motor. Geralmente, são ativadas apenas com um toque do operador e seu próprio sistema compreende qual é a ordem a ser executada.

Esses tipos de empilhadeira já são um pouco mais caros do que as primeiras, porém as mais modernas apresentam uma autonomia de até 8 horas, o que pode sair mais barato do que se imagina para recarregá-las.

Apesar desse modelo de empilhadeira normalmente ser pequena e compacta, ela consegue transportar grandes volumes pelo armazém.

Além disso, esse modelo de empilhadeira é muito versátil podendo ser utilizada em todas as movimentações logísticas.

Nos supermercados atacadistas e centros de distribuições, esse tipo de empilhadeira são importantíssimas para uma boa gestão e organização dos produtos.

  • Tipos de empilhadeira: Portuária

Outro dos tipos de empilhadeiras que são bem comuns, são as portuárias. Elas possuem uma capacidade de carga e elevação maior do que os modelos citamos antes, mas promovem um trabalho mais robusto.

Inclusive, pelo nome também dá para termos uma ideia de sua potência: elas são utilizadas para levantar contêineres em portos.

Precisa de mais organização em seu espaço?

Ter um ambiente de trabalho mais organizado, com separações e espaço idealmente preparado é algo que, além de contribuir para melhorar a circulação interna, também aumenta a produtividade indiferente dos tipos de empilhadeira que você trabalhar.

Para melhorar isso na sua empresa, vale a pena investir em produtos que garantam esse benefício organizacional e a EasyToque está aqui para te ajudar, acesse agora mesmo nossa loja.

Temos os melhores e mais resistentes porta paletes e prateleiras de aço para armazém e almoxarifado, que vão te ajudar a manter tudo em ordem e aumentar o seu rendimento. Venha falar com a nossa equipe. Estamos prontos para lhe atender!