5 sinais de que está na hora de ter uma estante industrial em seu negócio

Saiba como a ausência de uma estante industrial pode atingir negativamente uma empresa

5 sinais de que está na hora de ter uma estante industrialA falta de organização em um sistema de estoque pode comprometer a receita de uma empresa, sobretudo, daquelas que trabalham com vendas. Por isso, a implantação de estante industrial no armazém de materiais é de suma importância para o crescimento do capital de giro e, principalmente, no aumento da receita líquida de uma companhia. Se a estrutura não for implantada corretamente, o prejuízo certamente vai ser agravado, já que porta-paletes e estantes são de suma importância para organização logística.

Confira os principais sinais de que a estante industrial precisa ser adotada imediatamente na sua empresa.

1-) Espaço reduzido

Se o galpão for menor do que o necessário, as estantes industriais podem dar conta do recado. Todas elas geralmente chegam até o teto. Isso contribui para otimização do espaço e, sobretudo, para a circulação no interior do armazém.

2-) Produtos no chão

Esse é um erro grave que, infelizmente, ainda é encontrado em muitas empresas que dependem do varejo. Afinal, produtos sem o apoio de uma estrutura, tendem a estragar com a ação do tempo e podem comprometer o espaço dentro do galpão. Se o material sofrer danos, certamente a receita da empresa também será prejudicada.

3-) Problemas na entrada e saída de materiais

O excesso e a falta de materiais estocados são dois extremos prejudiciais para o sistema de giro de um estoque. A falta de produtos ocasiona atrasos na entrega e frustra o cliente. Já o excesso pode contribuir com materiais parados, espaços ocupados e custos extras com armazenagem. Por isso os planejamentos de entrada e saída devem ser pontuais. Para isso, é obrigatório que o controle de estoque seja preciso. Com estantes industriais adequadas, o processo de reposição e saída de produtos será facilitado.

Aproveitando confira o nosso post que explica bem detalhado o que é FIFO, para você conseguir analisar melhor como deixar seu estoque com uma agilidade maior de entrada e saída. Confira a matéria.

4-) Circulação de funcionários

Materiais maldispostos comprometem tanto o lucro da empresa, quanto podem atingir diretamente a integridade dos funcionários. Para acidentes no trabalho são cabíveis multas pesadas e até processos para a empresa. Sem contar que a circulação é prejudicada com empecilhos e materiais jogados no meio do caminho, provocando atrasos recorrentes. Por isso a implementação de estruturas porta-paletes é de suma importância.

5-) Falha de integração com outros setores

O sistema logístico deve estar em harmonia com os setores de compras e vendas da empresa. Essa integração é essencial para uma companhia que depende exclusivamente da comercialização de produtos estocados. Por isso, além de recursos tecnológicos como a utilização de softwares, o responsável pelo sistema operacional deve estar ciente da importância da disposição adequada dos materiais armazenados por meio de estantes industriais.

O maior problema com armazenagem de materiais e como consertá-lo

Entenda como garantir a eficiência no processo de armazenagem de materiais e logística

O maior problema com armazenagem de materiais e como consertá-loVocê sabia que o mau aproveitamento do espaço, na hora da armazenagem de materiais, é uma estratégia antieconômica? A correta estocagem de materiais garante organização, mais espaço para armazenamento e consequentemente, mais lucros.

O primeiro passo é retirar imediatamente as matérias-primas e mercadorias do chão. Elas podem ser extraviadas ou ainda provocar tropeços e acidentes. Então, para começar, verticalize o armazém com porta paletes convencional. Ampliar a altura ao extremo permite um maior número de mercadorias estocadas, logo, será possível atender pedidos de alta demanda.

É importante que sua estante seja projetada para receber paletes convencionais. A padronização vai facilitar a armazenagem de materiais. Os padrões denominam a capacidade de carga e dimensões de um palete e costuma ser usado pela maioria das empresas, já que o palete pode ser facilmente estocado em qualquer armazém que contenha um porta paletes convencional, além de ajudar na logística e encaixar perfeitamente nas empilhadeiras, facilitando o trabalho do operador de empilhadeira.

Outro detalhe importante para que o aproveitamento do espaço não vire uma dor de cabeça e motivo de gastos com manutenções frequentes, é a instalação Guard Rails e protetores no entorno das estantes. Essa medida protege as colunas das estantes de porta paletes dos impactos de carrinhos e empilhadeiras durante a logística. Como o armazém vai ficar com vários patamares sobrepostos, a utilização de acessórios distanciadores vai reforçar a estabilidade das estantes e manter um padrão de distância estre os porta paletes.

Todo esse cuidado com a armazenagem é importante para que os estoques se tornem lugares organizados e seguros. Isso garante a rápida identificação, entrega e retirada de materiais, evitando provocar atrasos nas demandas do cliente.

A forma mais inteligente e segura para tornar a armazenagem de materiais mais eficiente e lucrativa, é contratar uma empresa especializada. A Easy Toque, por exemplo, fornece produtos e serviços equipado com as soluções mais modernas no mercado, garante o melhor aproveitamento de espaço do seu armazém e mantém todos os critérios de padronização e segurança de armazenamento, estocagem e logística do seu projeto.

Caso você conheça alguém que está com problemas com armazenagem de materiais, fique à vontade para recomendar este post. Para fazer isso, envie o link desta página via e-mail ou compartilhe-o diretamente no status da rede social da pessoa que pretende indicar.

Até a próxima!

7 dicas para fazer sua logistica de armazenagem do jeito certo

Otimize seu armazém e obtenha melhores resultados em sua empresa como um todo e melhore sua logistica de armazenagem

logistica de armazenagemSe fosse fácil trabalhar com logistica de armazenagem, não haveriam tantos livros, tantos cursos e muito menos tantas recomendações feitas por gurus e especialistas do ramo. Mas apesar das dificuldades, não significa que não possamos melhorar este ou aquele ponto dia após dia, mês após mês, ano após ano dentro do nosso armazém, de uma forma que possamos estar sempre um passo à frente dos nossos concorrentes.

Foi pensando nessas oportunidades de melhorias contínuas que elaboramos estas 7 dicas para fazer sua logística de armazenagem do jeito certo. Acompanhe:

 

  1. Sincronize seu estoque com o fornecedor e ganhe mais agilidade
    Deixe que seus fornecedores saibam a quantidade de produtos que há em sem armazém em tempo real. Faça com que eles reponham seu estoque automaticamente quando essa quantia chegar a um determinado limite.
  2. Crie um Banco de Ideias e transforme seu armazém de dentro para fora
    Premie os colaboradores que apresentarem as melhores ideias de melhorias. Funcionários podem trazer soluções de outras empresas nas quais trabalharam. Boas ideias podem otimizar o seu armazém e aumentar o seu lucro.
  3. Contrate uma consultoria de logistica de armazenagem e organize-se melhor
    Uma empresa especializada poderá estudar o seu negócio e, a partir disso, otimizar o layout do seu armazém de modo a melhorar a movimentação e o fluxo de materiais dentro e fora dele.
  4. Trabalhe com porta-paletes novos e evite acidentes
    Evite comprar porta-paletes usados e sem garantias de segurança. Opte pelos porta-paletes novos, cuja resistência foi verificada recentemente com testes de qualidade na fábrica onde foram produzidos.
  5. Adquira porta-paletes modernos e ganhe em versatilidade
    Prefira porta-paletes como os fabricados com tecnologia EasyToque, que podem ser montados ou desmontados em menos de 10 minutos e usados dentro do estoque para estocagem pesada ou na frente de loja como gôndola.
  6. Integre seus colaborares e consiga melhores resultados
    Uma equipe logística funciona mais ou menos como um time de futebol que é melhor quanto mais entrosado for. Por isso, faça com que seus funcionários interajam entre si. Para isso, mantenha um salão de jogos, crie eventos, etc.
  7. Analise o desempenho do seu pessoal e indique pontos de evolução
    Pesquise, conheça e use ferramentas para verificação do desempenho dos seus colaboradores e também dos seus fornecedores. Reconheça e elogie seus pontos fortes e indique caminhos para melhoria dos pontos fracos.

Ainda que você não consiga aplicar todas essas dicas de uma única vez, procure manter um movimento de evolução constante da sua logistica de armazenagem, pois isso fará uma diferença para melhor nos resultados da sua empresa como um todo.