6 dicas para fazer logística de distribuição do jeito certo

Confira dicas essenciais para a logística de distribuição de sua empresa

06 dicas para fazer logística de distribuição do jeito certoA logística de distribuição é de suma importância para as empresas. Os profissionais encarregados por essa área se responsabilizam em organizar toda a demanda de matérias que entram e saem dos estoques, além de serem incumbidos de administrar o centro de distribuição, transporte e controle de expedição.

Essa tarefa de suma importância, se desempenhada com sucesso, pode trazer muitos lucros para a empresa. Mas, se o oposto acontecer, tanto os fornecedores quanto os clientes poderão se aborrecer e isso certamente trará transtornos para os profissionais responsáveis. Confira a seguir 6 dicas indispensáveis para uma melhor gestão de logística de distribuição.

1-) Rapidez é a palavra chave

Agilidade para controlar a linha de produção é imprescindível para que a logística de distribuição dê certo. Um dos passos fundamentais, que certamente vai evitar contratempos, é facilitar o controle por meio do mapeamento de todos os processos. Com isso, é possível administrar e acompanhar melhor uma possível fragilidade, impedindo um desdobramento que possa causar prejuízos na Supply Chain.

2-) Integração com fornecedores

Partilhar o sistema de cadeia de suprimentos é uma alternativa importante, que torna a logística de distribuição mais organizada e ágil. Por meio da tecnologia, é possível compartilhar dados de estoque com fornecedores que vão se encarregar de suprir imediatamente as necessidades da empresa. Se houver uma sincronia perfeita no compartilhamento de dados, o processo se tornará mais rápido para todos os lados.

3-) Conheça melhor a sua demanda

Estimar quando o estoque precisa ser recomposto no armazém evita prejuízos com atrasos. Apesar de não ser um processo fácil, todos os profissionais de logística precisarão trabalhar em harmonia para realizar a previsão de demanda com bastante precisão. Segundo especialistas apontam, o método mais eficaz é comparar os números atuais com os dos meses anteriores.

4-) Parcerias eficientes

O mercado ainda possui empresas que se utilizam de processos antiquados que só podem comprometer toda logística de distribuição. Por isso, a importância de parceiros comerciais inovadores, independendo da fama. Algumas vezes, fornecedores relativamente novos são os que mostram mais eficiência.

5-) Otimização do espaço

O uso de estante porta-paletes ajuda bastante no bom desempenho da logística, já que se adequa a espaços, facilita o remanejamento e ainda melhora a gestão do sistema FIFO.

6-) Software

A tecnologia para o controle da logística de distribuição é extremamente necessária. Nesses casos, a velha máxima “menos é mais” se faz presente. Com o aporte de um bom software, a empresa evita ao máximo erros humanos e ainda agiliza todos os processos de armazenagem.

Caso você conheça alguém que precisa entender sobre esse assunto, fique à vontade para recomendar este post. Para fazer isso, envie o link desta página via e-mail ou compartilhe-o diretamente no status da rede social da pessoa que pretende indicar.

Até mais!

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo