Técnicas de Armazenagem

Técnicas de armazenagem são um conjunto de procedimentos realizados dentro e, às vezes, fora de um armazém com o objetivo de otimizar a utilização do espaço e a rapidez com que se transportam materiais.

Em síntese, quanto mais agilimagem_toquecolor_maioridade, mobilidade, usabilidade e praticidade um armazém possui, melhor será a sua capacidade de eliminar desperdícios de tempo e espaço e maior será o lucro do empresário no final das contas.

O contrário, isto é, um armazém burocrático, lento, de estruturas fixas, pouco usual e pouco prático pode não apenas estagnar os lucros como, em muitos casos, fazer a empresa evoluir e até ir à falência.

Portanto, eis, a seguir, a síntese de algumas técnicas de armazenagem para sua análise (clique nos links para saber mais):

  • Armazenamento de produtos químicos: requer procedimentos exclusivos, descritos em normas como a NBR-7502 de transporte de cargas perigosas;
  • Uso de planos metálicos: estantes porta-paletes modernas como as EasyToque vem com bases metálicas que dispensam o uso de paletes e transformam o equipamento em gôndola em menos de 10 minutos;
  • Gestão de estoque: de sistemas, softwares e hardwares administrativos na organização do estoque;
  • Endereçamento de estoque: técnica simples de alocação e localização de materiais dentro de um armazém;
  • Paletização: de empilhamento de materiais, de acordo com a necessidade;
  • Distanciadores: tecnologia que acompanha as estruturas porta-paletes EasyToque com a finalidade de oferecer maior estabilidade às prateleiras;
  • Métodos de controle de estoque: como o Fifo, Lifo e Fefo que levam em conta o vencimento dos produtos.

Relacionam-se, ainda, com as técnicas de armazenagem a maneira como o armazém é construído. Ou seja, a edificação poderá ter ventilação e iluminação natural, o que reduz o desperdício com energia elétrica e proporciona um ambiente de trabalho mais tranquilo aos operadores logísticos. Além disso, o piso deve ser totalmente nivelado para facilitar o tráfego das empilhadeiras, paleteiras e carrinhos.

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo