Warning: ob_start(): output handler 'ob_gzhandler' conflicts with 'zlib output compression' in /home/easytoque/www/index.php on line 8
Automação de Estoque: Como fazer da maneira correta?

Como fazer automação de estoque

Automação de estoque é o termo que abrange o controle e a operação das atividades de um armazém por meio de recursos mecânicos e/ou eletrônicos em vez de manuais.

Esse tipo de processo deve ser efetuado em qualquer tipo de empresa. Uma empresa com estoque sem algum tipo de controle, pode acabar chegando a falência rapidamente. A automação de estoque é a melhor saída para evitar esse tipo de problema.

Como funciona a automação de estoque?

O processo de automação tem cada vez mais crescido nas empresas.

Apostar nesse tipo de recurso só traz vantagens para seu negócio, além disso melhora muito a precisão do controle das mercadorias e traz muito mais eficiência nos processos dentro da empresa.

Na prática, a automação de estoque elimina algumas atividades realizadas por humanos, tais como conferências, contagens, deslocamentos, alocações e retiradas de materiais em estantes porta-paletes, o que proporciona benefícios para o seu armazém, tais como:

  • Mais precisão no controle das mercadorias evitando perdas e compras desnecessárias;
  • Mais velocidade para o despacho dos produtos;
  • Perfeita utilização dos espaços, evitando você ter produtos fora de linha em seu estoque;
  • Redução dos custos, um estoque automatizado atende de forma mais objetiva;
  • Mais produtividade e qualidade no quesito organização;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Criação instantânea de balanço com margem mí­nima de erro, isso tem um impacto enorme na questão financeira.
  • Geração de relatórios que auxiliam nas tomadas de decisões evitando como citamos acima, erros de compras de produtos desnecessários.

Para fazer a automação de estoque é preciso incorporar e integrar diferentes tecnologias no dia a dia dos seus operadores logí­sticos. Eis algumas delas:

  • Scanners de mão para conferência rápida dos itens via código de barras;
  • Software de automação para controle, contagem e inventário de estoque;
  • Sistemas robóticos capazes de deslocar os materiais até os porta-paletes;
  • Trans-elevadores;
  • Esteiras transportadoras.

E para obter maior velocidade e mobilidade na sua estrutura de armazenagem, você poderá utilizar as estantes porta paletes com tecnologia EasyToque,  que contam com sistema de encaixe (sem parafusos), com o qual podem ser montadas e/ou desmontadas em menos de 10 minutos.

Enfim, lembre-se de que ao utilizar técnicas de automação você obtém mais precisão no estoque que economiza tempo que, por sua vez, economiza dinheiro.

Quando falamos em automação de estoque, precisamos pensar também na questão organizacional do estoque ou armazém.

Por isso, é de extrema importância o entendimento de alguns processos de estocagem que facilitam na organização, e no final diminuem perdas de materiais.

Podemos citar aqui o artigo que criamos onde você vai entender de maneira bem simples o que significa a sigla FIFO, e com isso vai entender quanto manter seu estoque ou armazém organizado gera lucro para empresa.

Caso tenha alguma dúvida referente aos produtos que trabalhamos para otimizar ainda mais seu estoque como o uso de, porta paletes, prateleiras de aço entre outros, entre em contato com nosso setor de atendimento e tire todas suas dúvidas.

Muito Obrigado!

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo