Nem sempre os armazéns têm cobertura. Há muitos deles que funcionam a céu aberto, como é o caso em alguns depósitos de construção e nos espaços denominados “ferros velhosâ€. No entanto, um telhado vem sempre a calhar, mesmo nestes locais.
Fundamentalmente, alguma coberturas para armazéns para proteger os operadores logÃsticos, a tecnologia de apoio, as matérias-primas, os produtos semiacabados e as mercadorias de:
- Raios solares, chuvas, ventos e outras intempéries;
- Poeira e poluição em geral;
- Ação de animais e pragas urbanas.
A instalação de uma cobertura deve levar em conta o propósito do armazém e o tempo de utilização que, por sua vez, poderá ser permanente ou temporário. Sendo assim, o planejamento é essencial.
Os armazéns fixos ou permanentes podem ser cobertos com malhas metálicas, concreto armado, telhas cerâmicas e telhas translúcidas, entre outros materiais de alta durabilidade.
Já os armazéns temporários, comumente utilizados em shows e eventos de grandes proporções, têm sido fabricados com coberturas infláveis, que possibilitam uma rápida instalação e desinstalação.
Tanto em um quanto no outro tipo de armazém, o uso de estantes porta-paletes EasyToque é uma excelente pedida, pois esta tecnologia é fabricada com resistente aço e, ao mesmo tempo pode ser montada e desmontada (sem parafusos) em menos de 10 minutos, o que garante a mobilidade dos operadores logÃsticos.