Endereçamento de Estoque

enderecamento_armazem_legenda
Nomenclatura Endereçamento

Para identificar armazéns e Centros de Distribuição (CD) é necessário criar métodos ou sistemas de localização de estoque que indiquem a posição das mercadorias no armazém e permitam o rastreamento dos produtos. Atualmente, existem diversos sistemas com este intuito, mas nem todos são fáceis de implementar e de usar.

Um dos sistemas mais simples é o de orientação geográfica acompanhada por sinalização, que evita cálculos e outras dificuldades para localização de mercadorias no CD. Basicamente, ele emprega ruas, números e andares (exatamente como as residências são identificadas nas cidades urbanizadas) para atribuir endereços fixos às estantes porta paletes onde os paletes serão posicionados.

Assim, ao se assimilar à forma como nós localizamos nossas próprias casas, este sistema de endereçamento de estoque pode ser facilmente compreendido pelos colaboradores e/ou por qualquer outra pessoa que transite pelo armazém.

enderecamento_armazem_placas
Nº Para Ruas

Contudo, ao empregar esta orientação geográfica em seu endereçamento de estoque, use apenas números para sinalização e evite as letras, pois estas são limitadas, provocam confusão e não fazem referência direta de localização em nossas mentes. Eis algumas vantagens de empregar apenas números:

  • Mais rapidez: se uma pessoa estiver na rua “D” e precisar ir até a rua “O”, ela terá que refletir um bocado para saber a exata distância. Mas se ela estiver na rua 4 e precisar direcionar-se até a rua 14, imediatamente saberá que precisará deslocar-se 10 ruas, o que agiliza o processo;
  • Mais compatibilidade: outra vantagem de utilizar somente números é que isso facilita a identificação em código de barras, recurso este muito utilizado em conjunto com coletores de dados Warehouse Management System (WMS).

Portanto, otimize, organize e simplifique o rastreamento de produtos em seu armazém por meio do sistema de endereçamento de estoque por localização geográfica e dos porta palete EasyToque da Easy Toque.

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo