Gestão de Estoque e Armazenagem

© Copyright 2014 CorbisCorporationA definição de gestão de estoque nada mais é do que um conjunto de procedimentos e tecnologias empregadas na administração do fluxo de produtos semiacabados e produtos acabados de uma empresa comercial e/ou industrial.

Entre as tecnologias e procedimentos usados neste trabalho estão:

  • Os softwares de gestão de estoque;
  • Os paletes e as estruturas porta-paletes como a EasyToque da Easy Toque;
  • As técnicas de endereçamento de mercadorias dentro do armazém;
  • Os sistemas de armazenagem como o Fifo, Lifo e Fefo.
  • Os scanners de mão, os computadores e os hardwares em geral.

Já a principal função da gestão e controle de estoque é melhorar a eficiência do fluxo de mercadorias, isto é, é disponibilizá-las no momento certo e nas condições adequadas às demandas de compra dos clientes, de forma que os custos da empresa sejam reduzidos e os lucros aumentados.

© Copyright 2014 CorbisCorporationA gestão de estoques pode ser dividida em basicamente duas formas, vamos entender:

  1. Gestão de estoque no atacado: é o apoio logístico à comercialização de produtos em grandes quantidades por indústrias para supermercados e lojas;
  2. Gestão de estoque no varejo: é o apoio logístico à venda de produtos em pequenas quantidades por supermercados e lojas ao consumidor final.

Além disso, a ciência da gestão de estoque e armazenagem inclui a administração dos estoques dos tipos cíclicos, em trânsito, especulativo, de segurança, Just in Time e morto.

Agora que você já sabe basicamente o conceito de gestão de estoque, bem como sua função, algumas de suas tecnologias, procedimentos e tipos, é hora de planejar o seu armazém para que ele possa aumentar os lucros da sua empresa. Mãos à obra!

Não deixe de comentar abaixo e até a próxima!

Deixe seu comentário

vamos conversar?

Anexar Arquivo